200 anos de independência

AUTORA
Professora Amanda Dallazoana Langue, 4º ano A

Ao iniciar o mês de setembro muito e fala sobre uma tal de independência do Brasil, mas o que é isso? Que data é essa que é tal importante para ser considerado um feriado nacional? Após se questionarem sobre isso os alunos do 4º ano da Escola Rural Indalécio Lemes Galvão, puderam aprender através de histórias, muita diversão, porque essa data é tão importante para nós brasileiros.

O descobrimento do Brasil, já havia sido estudado o decorrer do trimestre, com auxilio de livros, vídeos e a troca de conhecimento, partindo desse conteúdo a história do Brasil até chegar à independência, ganhou vida com simples objetos e a sacola mágica. Utilizando uma sacola feita de tecido e alguns brinquedos como barco de papel, bonecos, um cavalinho feito de pau e tecido, uma colher de pau utilizada como espada, entre outros objetos, e utilizando da criatividade e da imaginação a história da Independência foi sendo contada.

Ia tirando os objetos conforme a história, a qual contei desde inicio, relembrando sobre a chegada dos portugueses, a vinda da família real, até chegar às circunstancias que levaram ao grito de independência as margens do rio Ipiranga, e me utilizando como personagem da história, subi no meu cavalinho de pau e utilizando da minha “espada” imaginaria, repeti o famosos grito, seguido da releitura do quadro de Pedro Américo, após o termino da história em um roda de conversa, foram levantadas opiniões sobre a importância dessa independência de Portugal, as pessoas que lutaram para que essa data fosse comemorada atualmente.

E a para finalizar todos os alunos, realizaram uma “releitura” do grito da independência, todos em montados no glorioso cavalo, e em pose de suas grandiosas espadas, fazendo pose para a foto, foi uma atividade divertida onde os alunos puderam levar para a casa um pouco mais de aprendizado, de história e cultura sobre o nosso país.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Mulher

Deputados por um dia