Jogo das Ordens de Classes

Professora Debora Monalisa Ribeiro Neves, 5º ano A. Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão.


A professora Debora Monalisa utilizou elementos diferenciados com a turma do 5º ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão para complementar os estudos sobre as Ordens de Classes dos Milhares com os números. A proposta lúdica do Jogo Ordens de Classe utilizou o Quadro Valor Lugar (QVL) para brincar com os números e ao mesmo tempo transmitir conhecimentos sobre o valor posicional dos algarismos.

Durante a execução da atividade prática os alunos conseguiram observar o valor posicional dos números, onde dependendo da ordem e classe que ele é colocado transmite uma quantidade maior ou menor, também foi possível desenvolver a probabilidade dos algarismos onde o educando teria que formular estratégias para construir o maior algarismo por rodada para assim vencer o jogo. Trabalhar com jogos em sala de aula torna o conhecimento muito mais atrativo e eficaz pois o aluno se sente muito mais envolvido no processo de ensino/aprendizagem.

Notou-se bons resultados com a prática desse jogo em sala de aula pois os alunos aprenderam de maneira lúdica o valor posicional dos números, fazendo o reconhecimento e leitura dos numerais. Identificar os números é uma tarefa muito importante pois faz parte de nosso cotidiano, os números estão em todos os lugares cabe a nós educadores preparar nossos alunos para identificar e representá-los de maneira correta, pois dessa forma os educandos se sentiram preparados para realizar atividades cotidianas, resolver problemas, compreender o valor posicional dos números sendo este o ponto de partida para o conhecimento do sistema de numeração decimal.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Mulher

Aprendendo na prática como funciona uma eleição