Repórteres por um dia

AUTORA
Professora Amanda Dallazoana Langue, 4º ano A

Após estudos relacionados ao gênero noticia os alunos do quarto ano da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão foram além da noticia escrita no papel, e envolvendo muita pesquisa, preparo e trabalho em grupo, puderam viver a experiência de serem repórteres por um dia.

Em uma atividade de leitura e interpretação de noticia no livro didático, a curiosidade sobre como eram escritas as noticias, e também como era ser um repórter, me fez levar um pouco desse mundo a eles, inicie trazendo vídeo de reportagens, áudios, inclusive tiradas da página do Vamos Ler, e fui explicando aos pouco, todo o preparo por trás de uma reportagem feita, o trabalho de pesquisa, de filmagem e tudo mais, depois de toda teoria, fomos para a prática, separei um alunos em um trio e duas duplas, e pedi que eles escolhem eventos que já aconteceram, ou algum assunto do interesse da dupla ou trio em comum para falar sobre, e o temas escolhidos foram: Pandemia do corona vírus, a história e construção do atual prédio da escola e Sorting Ranch, que é um esporte praticado com cavalos, o qual uma das alunas e integrantes da turma participa em eventos nas cidades vizinhas.

Depois do tema definido eles precisaram pesquisar sobre e para isso utilizaram conhecimentos prévios, a internet, e também livros e arquivos da escola, lembrando que tudo isso foi feito em sala, com as pesquisas feitas e dos dados levantados eles escreveram as noticias falando sobre seus assunto selecionados, como se fossem noticias para um jornal da escola, ao terminar a parte escrita , eles se prepararam para as entrevistas gravadas, eu fiquei responsável por convidar pessoas para que os alunos entrevistassem e para o assunto relacionado a pandemia do Corona vírus a entrevista foi feita com a enfermeira Daniele e a medica Drª.Marilia, sobre a história e construção da escola a entrevistada foi a diretora Neiva Zwiertz, e sobre a Sorting Ranch, a entrevista foi a aluna Laurie Rodrigues Barbosa a qual pratica tal esporte.

Os alunos criaram as perguntas que iriam fazer, tiveram tempo para se preparar, e no dia marcado em que todos podiam, foram a prática, as duplas se dividiram e um aluno filmou e o outro entrevistou, e no trio, a aluna foi a entrevistada, e um ficou responsável por filmar e o outro entrevistar. Após entrevistas realizadas foi realizado um momento aonde os alunos contaram para a turma do 3º ano, a qual estudam juntos já que se trata de uma sala multianos, como foi a experiência de ser repórter por um dia, essa atividade além de conhecimento também auxiliou os alunos a se desenvolverem oralmente e confiarem mais em si, tendo que enfrentar a vergonha e superando seus próprios medos das câmeras.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Mulher

Deputados por um dia