Deputados por um dia

AUTORA
Professora Alana de Oliveira, 5º ano A

O 5 ano A realizou a dinâmica chamada ´´ Deputados Estaduais por um dia`` qual iniciou-se assistindo as vídeos aulas do Vamos Ler, as mesmas falavam sobre as funções dos Deputados Estaduais e Federais, Presidente, Senador e Governador. Todos nós, inclusive as crianças e adolescentes devemos estar cientes sobre quem governa o país e qual a função de cada cargo, para podermos buscar nossos direitos .

Após aprender sobre as funções de cada cargo, entreguei aos alunos um texto sobre os três poderes executivo, legislativo e judiciário, juntamente de um projeto de lei e um exemplo. Após a leitura e muito debate, os alunos foram divididos em duplas e um trio, para a realização da criação de um projeto de lei.

De alunos a Deputados Estaduais, os estudantes produziram projetos de leis sobre, racismo, melhora na estrutura nas cidades, reciclagem, melhoria nos asfaltos e estradas.

Com o projeto em mãos, é hora de apresentar, com o auxilio do Vamos Ler, podemos descobrir que quando se trata de Deputados Estaduais a reunião é na Assembleia Legislativa e quando se trata de Deputados Federais é na Câmara de Deputados.

Para assistir e compor a Assembleia o 5° ano A convidou as turmas do 3° e 4° ano para votarem em seus projetos de leis.

Cada dupla iria até a mesa ao centro da sala, cumprimentava os demais, citava o número da lei e contava a respeito dela, após aconteceria a votação aberta. Todas as leis foram aprovadas, quase de forma unanime.

Através desta dinâmica os alunos poderam aprender mais sobre a função de cada cargo, além de como criar uma lei, os pós e contras. Conhecimento que será levado para a vida toda.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Mulher

Aprendendo na prática como funciona uma eleição