Tangran
AUTORA
Professora Alana de Oliveira, 5º ano A
O tangran é um quebra cabeça chinês que faz muito sucesso no Brasil, entre crianças, adolescentes e adultos. Acerca do seu surgimento existem algumas histórias, dentre elas as mais populares são: O Mensageiro e o Imperador e O Discípulo e o Mestre.
A sua prática traz inúmeros benefícios, raciocínio lógico, práticas geométricas, incentivo a criatividade entre outros.
De inicio separei as turmas em duplas e um trio, após pedi para recortarem um tangran, em seguida passei alguns comandos como; formar um quadrado usando duas peças triangulares, um triângulo usando duas peças triangulares, um quadrado usando todas as peças do tangran entre outros.
Após muito pensar, raciocinar é hora da competição. Para essa parte foi realizado um sorteio para encontrar os competidores. Agora é hora de por em prática.
Cada competidor tinha a missão de construir uma figura no tangran de maneira mais rápida, vencia aquele que terminasse antes. A disputa foi por eliminatória, até chegar nos dois últimos alunos. O vencedor foi o discente Igor.
Essa prática é fundamental para exercitar o raciocínio, reconhecer as peças geométricas, melhorar a noção espacial, entre outros.
Professora Alana de Oliveira, 5º ano A
O tangran é um quebra cabeça chinês que faz muito sucesso no Brasil, entre crianças, adolescentes e adultos. Acerca do seu surgimento existem algumas histórias, dentre elas as mais populares são: O Mensageiro e o Imperador e O Discípulo e o Mestre.
A sua prática traz inúmeros benefícios, raciocínio lógico, práticas geométricas, incentivo a criatividade entre outros.
De inicio separei as turmas em duplas e um trio, após pedi para recortarem um tangran, em seguida passei alguns comandos como; formar um quadrado usando duas peças triangulares, um triângulo usando duas peças triangulares, um quadrado usando todas as peças do tangran entre outros.
Após muito pensar, raciocinar é hora da competição. Para essa parte foi realizado um sorteio para encontrar os competidores. Agora é hora de por em prática.
Cada competidor tinha a missão de construir uma figura no tangran de maneira mais rápida, vencia aquele que terminasse antes. A disputa foi por eliminatória, até chegar nos dois últimos alunos. O vencedor foi o discente Igor.
Essa prática é fundamental para exercitar o raciocínio, reconhecer as peças geométricas, melhorar a noção espacial, entre outros.
Comentários
Postar um comentário