Dia da Mulher

Professora Joeliza Schreiner da Silva Mariano Pinto, 5° ano A. Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão.

O dia mundial das mulheres é uma data muito emblemática e pensando nisso, nós, Equipe escolar da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, professora e alunos do 5° ano “A” não poderíamos deixar de prestar uma homenagem.

Inicialmente, nós construímos os temas escolhidos com as matérias interdisciplinares: História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática. Estudando das seguintes formas: Após, os alunos escolherem as mulheres em que iriam se inspirar, começamos com História, pesquisamos com os recursos digitais e livros físicos a origem e história propriamente dita das mulheres escolhidas, com Geografia, estudamos a fundo os locais em que nasceram. Em Língua portuguesa, usamos o gênero textual biografia para entendermos suas vidas e obras, e em Matemática, estudamos uma forma mais social e política, vimos com gráficos e porcentagens, os dados de mulheres que sofrem de violência doméstica e a desigualdade de salários entre mulheres e homens.

Sibele Novaski escolheu Frida Kahlo, artista conhecida pelos seus muitos retratos, autorretratos, e obras inspiradas na natureza e artefatos do México.

Eliabe Fernando escolheu Mariele Franco foi uma socióloga, ativista e política brasileira, foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.

Davi Henrique escolheu Marie Curie foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.

Adrian Marcos escolheu Malala Yousafzai, ativista paquistanesa, lutou pelo direito das mulheres de estudarem, foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel.

Renan Diego escolheu Clarice Lispector, foi uma das melhores escritoras de sua época. Nicolas De Almeida escolheu Joana D’Arc que hoje em dia é uma santa, teve relevância na Guerra dos Cem Anos.

Jackson Emanuel escolheu Valentina Tereshkova que ficou gravada na história como a primeira mulher a ir ao espaço.

Em seguida, cada aluno ficou responsável por colorir RETRATOS. Após, compartilhamos os retratos pintados, iniciamos uma conversa sobre quais pontos mais chamaram a atenção dos alunos e compartilhamos as biografias.

Por fim, criamos um cartaz colando os retratos e descrevendo um pouco das biografias estudadas, coloquemos em exposição, marcando o fim desta semana dedicada a estudos com temáticas sociais focadas as mulheres, que irão inspirar meus alunos a serem pessoas fortes e determinados assim como as MULHERES INSPIRADORAS.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo na prática como funciona uma eleição